Blog

27/03/2014
 

Motoqueiros buzinando nos corredores podem levar multa

Motoqueiros buzinando nos corredores podem levar multa. Quem nunca se irritou com a buzina de uma moto nos grandes corredores da cidade? É muito comum o “Buzinaço” sem qualquer motivo por parte dos motoqueiros.

Eles alegam utilizar a buzina para chamar a atenção e não levarem fechadas. Mas quem adota essa medida certamente desconsidera que comete uma infração passível de multa (R$ 53,20, três pontos na carteira) prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

dicas-para-andar-de-moto-nos-corredores-transporte-e-cia
Em seu artigo 41, diz que o condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, “desde que em toque breve”, nas seguintes situações:
I – para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;
II – fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.

Já o artigo 227 relata as as circunstâncias passíveis de multa:
I – em situação que não a de simples toque breve como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos;
II – prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto;
III – entre as 22h e as 6h;
IV – em locais e horários proibidos pela sinalização;
V – em desacordo com os padrões e frequências estabelecidas pelo Contran.

Mas, mais uma vez, a lei passa desapercebida até mesmo pelos agentes da CET que circulam de moto. Não haveria talão pra tanta multa, é passar 10 minutos na 23 de Maio, 10 minutos na Radial Leste e 10 Minutos na Consolação. Isso me leva a crer que a multa não é aplicada mediante a lei, e sim mediante ao “não fui com a sua cara”. Quantas e quantas vezes já vi passarem carros caindo aos pedaços por blitz e comandos, e em seguida um carro no mesmo estado ser parado e multado.

Na verdade nunca ninguém vai saber o que “motiva” a multa, mas pra quem se estressa com as buzinas dos motocas, ja fica sabendo que isso não é legal e também não é legal.

Comentários

comentários





Facebook

Likebox Slider Pro for WordPress