Definição
Apesar de o regulamento do COI (Comitê Olímpico Internacional) prever que “qualquer esporte, disciplina ou evento em que o desempenho dependa essencialmente de propulsão mecânica não será aceito”, desde 2011 o automobilismo é reconhecido como esporte pela entidade máxima olímpica.
História
A primeira corrida que se tem notícia foi organizada na França em 1894 pela revista parisience Le Petit Journal entre Paris e Ruão, um teste na verdade para determinar o melhor desempenho, na época foi chamada de Concours des Voitures sans Chevaux (Competição de Carros sem Cavalos). Ao todo 69 carros iniciaram a corrida classificatória de 50km, esta determinaria os finalistas para a grande prova, apenas 25 se classificaram. O conde Jules Albert de Dion foi o primeiro a chegar a Ruão em 6 horas e 48 minutos, numa velocidade média de 19km/h, porém desclassificado por seu carro conter um acessório proibido na época o título foi dado ao segundo colocado Georges Lemaître. Após a classificatória, a corrida mesmo só ocorreu no ano seguinte 1895. Os carros partiriam de Paris para Bordeaux em um trajedo de 1178km e 46 concorrentes, mas apenas 22 deles iniciaram a prova.
A primeira corrida de automóveis na América aconteceu em Chicago em 2 de novembro de 1895 com percurso de 54,36 milhas (87,5 km). Vencida por Frank Duryea com 10 horas e 23 minutos de prova, chegando a frente de três carros a gasolina e dois elétricos.
O primeiro carro a superar a velocidade de 100km/h foi um veículo elétrico com nome ousado La Jamais Contente, o fato data de 29 de abril de 1899. O carro projetado por Camille Jenatzy tinha um projeto de aerodinâmica avançado e este foi um dos principais pontos para que fosse possível ultrapassar a marca.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial e graças a evolução industrial, engenharia, física e outras áreas hoje as corridas são muito mais emocionantes e com muito mais velocidade, o que transforma o automobilismo em um esporte viciante, emocionante, perigoso e muito cobiçado.
Organização e Regulamentação
Em breve!