Pisando Fundo
Como calcular velocidade média de uma viagem

Como calcular a velocidade média de uma viagem?

É fácil calcular a velocidade média de um carro em uma viagem.

Varias pessoas perguntam como calcular a velocidade média de uma viagem, o velocímetro mostra-nos a velocidade instantânea mas ela pode ser, e normalmente é, muito diferente da velocidade média do trajeto.

Alguns carros equipados com computador de bordo fazem este calculo automaticamente, mas pra você que não conta com essa tecnologia no seu carro, fique tranquilo, vou te ensinar como calcular a velocidade média.

Foto carro em velocidade com luzes borradas na lateral e uma torre ao fundo #pracegover
Afinal não tem um computador de bordo não faz seu carro melhor nem pior. 😉

Digamos que seu trajeto seja de São Paulo para Curitiba e a distancia total do trajeto seja de 399 km, você fará a viagem marcando quanto tempo leva do início ao destino. Vamos supor que você faça o trajeto em 3,5h (três horas e meia)

Agora vamos a conta:

Velocidade Média = 399(distancia) / 3,5 (tempo de percurso)
Velocidade Média = 114km/h

Então dividindo a distancia pelo tempo, temos a velocidade média do trajeto, isso pode ser utilizado desde medições simples de viagem até mesmo pra você controlar o tempo daquelas 3 voltas no trackday, mas lembre-se de sempre se assegurar de ter a distancia correta e o tempo exato gasto para que a conta seja o mais perfeita possível.

Trackday além do tempo agora você sabe calcular a velocidade média.

Vale lembrar que para pistas fechadas é interessante ter esse controle por sessões, se você der 4 voltas em um circuito de 2km, faça a conta utilizando 8km e o tempo de deslocamento sendo a soma de cada uma das voltas.

A dica principal é sempre utilizar o tempo em horas, formato decimal utilizando virgulas, para ser o mais perfeito possível converta o tempo de minutos em horas, assim sempre terá o melhor resultado possível.

Se você não manja, não desmanje os manjadores!

Espero que vocês continuem pisando fundo e melhorando cada vez mais o tempo e a velocidade média. Continue nos acompanhando.

ps: Ahh e comenta aí o que achou!

Marcelo Arantes

O PisandoFundo é um canal de informação sobre autos que aposta em fazer o que mais gostamos, da melhor maneira que podemos e esperamos que gostem!

Most popular