Pisando Fundo

Já deu parabéns pra sua máquina hoje? – 13/05 Dia do Automóvel

Já deu parabéns pra sua máquina hoje? – 13/05 Dia do Automóvel

Dia do Automóvel (também conhecido como Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem) é comemorado no dia 13 de maio e existem várias teorias de porque é celebrado nessa data.

Automóvel (do grego auto, por si próprio, e do latim mobilis, mobilidade, como referência a um objecto responsável pela sua própria locomoção).

O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a fazer um protótipo de um carro. No ano 1919, a Ford estava montando o carro Ford “T” em São Paulo e em 1925 a Chevrolet fez o carro “Cabeça de Cavalo”. Em 31 de março do ano de 1952, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Industrial (CDI) instalou a subcomissão de jipes, tratores, caminhões e automóveis. Foi então que em 15 de Novembro de 1957, que os primeiros carros fabricados no Brasil ganharam as ruas.

Dizem que a era automobilística nasceu no Brasil no dia 25 de novembro de 1891, quando desembarcou no porto de Santos o primeiro carro importado, adquirido pelo jovem inventor do avião, Alberto Santos Dumont que mais tarde seria conhecido como o Pai da Aviação. O carro era um Peugeot, com motor Daimler a gasolina, de 3,5 cv e dois cilindros em V, conhecido na França como Voiturette, por ser muito parecido com uma charrete.

 

Romisetta - primeiro carro fabricado no Brasil

Na época Santos Dummont desenbolsou 6.200 francos, em Valentigney, cidade perto de Paris, e o trouxe. Mais tarde, o veículo foi levado a São Paulo, permanecendo na residência de Santos Dumont e esse  foi o primeiro carro a chegar no Brasil. Dessa maneira, a cidade viu circular por suas ruas o primeiro automóvel do país. Já o primeiro carro fabricado em território brasileiro foi a Romi-Isetta, produzida pelas indústrias Romi na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, no interior paulista.

Hoje o Brasil conta com diversas montadoras instaladas em seu território. De dez anos pra cá essa frota cresceu 119% chegando a aproximadamente  65 milhões de veículos no país, maior parte (cerca de 33 milhoes) localizados na região Sudeste do Brasil.

Origem do Dia do Automóvelcarros

A data foi criada no ano de 1934, por Getúlio Vargas, que assinou o decreto 24.224.

Uma das versões afirma que a data seria uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda do mundo, o Benz Patent-Motorwagen.

Outra versão é de que a data comemoraria a produção do Belcar, tido como o primeirocarro de passeio brasileiro. O modelo da Vemag – Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. teria motor 1.0 de dois tempos com bloco da também verde-amarela Sofunge. A unidade número um do automóvel teria saído da linha de produção em 1958, ou seja, 24 anos depois do decreto de Getúlio Vargas.

Uma terceira hipótese é a abertura da primeira estrada pavimentada do Brasil. A rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, com cerca de 66 quilômetros, foi inaugurada em 13 de maio de 1926.

 

Marcelo Arantes

O PisandoFundo é um canal de informação sobre autos que aposta em fazer o que mais gostamos, da melhor maneira que podemos e esperamos que gostem!

Most popular