Connect with us

Regularização de Rebaixados São Paulo

regularização-rebaixados-sao-paulo

Blog

Regularização de Rebaixados São Paulo

O assunto é bastante popular entre os apaixonados por automóveis. Todos querem saber qual o melhor, qual é o mais barato, se é dentro da lei e oferece segurança. Ficou com a vontade de também ter um veículo rebaixado?  o PisandoFundo te dá nesse post algumas informações:

Rebaixar é e sempre foi moda por deixar o carro mais esportivo. Entretanto, para conseguir alterar alguns componentes do carro e ainda deixá-lo seguro e legalizado no Detran, é preciso seguir algumas regras.

Ricardo Ruiz de Araújo, 25 anos, ele é fundador da empresa Legalize Seu Veículo, que esclarece dúvidas dos apaixonados por carros customizados a fazer as modificações seguindo as regras da lei, além de ajudar com toda a papelada da renovação dos documentos.

Segundo Ricardo, 95% das pessoas que o procuram querem legalizar carros com suspensão modificada.  Segundo o artigo 6º da resolução 292, só são permitidas suspensões fixas. Ou seja, não poderão ser legalizadas suspensões móveis sejam elas a ar, hidráulicas ou de rosca. E é nesta mesma resolução que surge a duvida quanto a questão das molas esportivas: Art. 8º Ficam proibidas: (…) IV – A alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão.

No entanto, Ricardo explica que as molas podem sim ser alteradas, “O que não pode é cortar, amassar ou colocar molas que não tenham sido certificadas”. Quando se troca as molas, geralmente o proprietário também opta por mudar rodas e pneus, e aí as regras são as seguintes: não se pode usar rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do veículo e o conjunto montado não pode entrar em contato com qualquer parte da mecânica e/ou carroceria, estando ele em movimento ou parado. A dica do Ricardo é calcular a compatibilidade do conjunto roda/pneu original com o que será instalado no veículo.

A troca das molas não é dos procedimentos mais caros do tuning. Em torno de R$ 400 em molas e R$ 100 de instalação você consegue um reforço na estabilidade e no visual do seu carro. Mas o preço depende muito do tipo de mola, se é nacional ou importada e é preciso levar em consideração o preço da regularização no Detran, que vai de R$ 400 a R$ 800.

Segundo Ricardo Araújo, o processo começa no pedido de autorização junto ao Detran para a regularização. Depois, o veículo deve ser conduzido ao Inmetro onde será realizado um laudo de CI (Certificado de Inspeção) e o CSV (Certificado de Segurança Veicular). Após o laudo aprovado, o veículo será levado até o Detran e será realizada uma vistoria de chassi e motor, onde serão pedidos: documento de compra e venda (CRV original), cópias do RG, CPF e comprovante de residência, além do decalque do chassi e do motor. O tempo médio para a legalização é de cinco dias e deverá ser feito um novo documento do veículo no qual conste a modificação.

Outra mudança que também deve ser feita é no seguro e é neste momento que nasce grande parte dos problemas dos aficionados por tuning. “Raramente alguma seguradora aceita fazer o seguro de um carro modificado. Aquelas que não negam o cliente, elevam o preço a um patamar impossível de ser pago. Veículos rebaixados, infelizmente, são mal vistos. A opinião das seguradoras é que as mudanças podem acarretar em problemas no sistema de freios. Mas isso é impossível já que o carro foi aprovado pelo Inmetro. Acredito que o que acontece é que as seguradoras têm preconceito e acham que quem gosta de tuning está envolvido com racha”. De fato, procuramos proprietários de tuning que tenham seguro e não encontramos nenhum.

E atenção, não adianta querer enganar a seguradora! Se você modificar o seu carro e se “esquecer” de avisar a companhia, ela tem o direito de não pagar o seu veículo no caso de um sinistro.

Qualquer dúvida deixe seu comentário e teremos prazer em bater um papo!

 

Até a proxima pessoal!

Comentários

Continue Reading
Aproveite e veja também...
To Top

Facebook

Likebox Slider Pro for WordPress